sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MÓDULO 1- O legado grego - democracia e cidadania

Doc. A
A Pólis
Vejamos quantos elementos são indispensáveis à existência da cidade (...):
Em primeiro lugar, as subsistências; depois, as artes, indispensáveis à vida, que precisam de muitos instrumentos; a seguir as armas, sem as quais não se concebe a associação, para ajudar a autoridade pública no interior contras as facções, e para destruir os inimigos que, do exterior, possam atacar; em quarto lugar, certa abundância de riquezas, tanto para atender às necessidades interiores como para a guerra; em quinto lugar, que poderíamos ter posto no início, o culto divino, ou, como costuma ser designado, o sacerdócio; finalmente, e este é o objectivo mais importante, a decisão dos assuntos de interesse geral e os processos individuais. (...)
Se um dos elementos numerados faltar, torna-se impossível que a associação se baste a si mesma.

Aristóteles, A Política, Liv. 1.º, Presença
  1. Indique, segundo Aristóteles, os elementos constituintes da pólis.
  2. Explique o ideal de autarcia da pólis.

4 comentários:

  1. respostas:
    1. segundo aristoteles,os elementos constituintes da pólis sao:
    as subsistencias;
    as artes;
    as armas;
    o culto divino;
    autoridade publica.

    2. a autarcia da polis e uma sociedade que se basta de si propria em termos economicos. contudo, implicita uma ideia de que um pais deve produzir tudo aquilo de que se necessita para consumir.

    quando puder confirme as respostas por favor.

    ResponderEliminar
  2. Apreciação do Prof. ao comentário feito por anónimo às 21:55 de 8 de Outubro:
    Descreveu o essencial em cada uma das questões. Deve, no entanto, desenvolver cada um dos elementos constituintes da pólis e deve dar mais atenção à forma como escreve. Escreve com muitos erros ortográficos o que é mau para um(a) aluno(a) do curso de línguas e humanidades.

    ResponderEliminar
  3. 1- OS ELEMENTOS CONSTITUINTES/DEFINIDORES DA PÓLIS são, segundo Aristóteles, as subsistências,isto é, os alimentos necessários á vida humana,as armas, ou seja, o exército para defesa e protecção da cidade. As riquezas, o culto divino (religião) pois segundos os gregos antigos o culto ao deuses é um dos deveres cívicos. Por último e muito importante a decisão dos assuntos de interesse geral e dos processos individuais, ou seja a administração da cidade no que diz respeito ás leis e á politica.(Aristóteles realça este último).

    2-Autarcia é uma sociedade que se basta a si própria,isto é, que é auto-suficiente. Produz tudo aquilo de que necessita, não dependendo de outros.

    Quando puder confirme as respostas. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. 1 - Segundo Aristóteles, os elementos definidores da Pólis são as subsistências, nomeadamente os alimentos para sustentar a população; as artes que como Aristóteles indica "indespensáveis à vida"; as armas, pois cada pólis deveria conter um exército para defender a cidade; certa abundância de riquezas; o culto divino ou sacerdócio, pois os gregos davam muita importância à religião, e consideravam esta como um dever cívico; e finalmente, realçado pelo autor como o mais importante de todos, a decisão dos assuntos de interesse geral e dos processos individuais, que diz respeito à governação da cidade, às leis e à política.

    2- Autarcia é uma sociedade que se basta a si própria em termos económicos. Tem implícita a ideia de que um país deve produzir tudo aquilo de que necessita para consumir, não dependendo das importações.

    Agradecia confirmação das respostas. obrigado!

    ResponderEliminar