1. A escolha o tema
A primeira coisa que tens de ter em consideração na escolha de um tema para um trabalho de pesquisa é que este deve agradar-te, deve corresponder aos teus interesses.
Certamente, nalguns casos, o tema já te é indicado. Mas, mesmo nessa situação, quase sempre tens a possibilidade de encontrar um subtema ou mesmo uma maneira de o abordar que te agrade mais.
É preferível escolher um tema mais específico do que um demasiado geral. Trabalhos que “falem de muitas coisas” são trabalhos muito difíceis, nos quais facilmente te poderás sentir perdido.
Por exemplo, o tema “Recursos Energéticos” é capaz de te interessar, mas é muito vasto. “A Poluição”, embora sendo um tema mais restrito, continua a ser extenso: existe a poluição atmosférica, da água, do solo, sonora, … “A Poluição atmosférica” já é um tema mais restrito. Caso desejes fazer um trabalho ainda mais específico, poderás, por exemplo, abordar o caso concreto de um acidente de poluição atmosférica.
2. Recolha de material
Depois de escolheres o tema, deves começar por tentar saber que livros existem sobre ele, quais os que tens à tua disposição na biblioteca da escola, na biblioteca municipal, nas livrarias ou noutro local a que tenhas acesso. Poderás ainda utilizar revistas, jornais, internet ou outros documentos que te sejam úteis.
3. Elaboração de um esquema que oriente o teu trabalho
Deste esquema devem resultar:
v as grandes divisões ou capítulos do teu trabalho;
v os subcapítulos;
v os aspectos ou ideias que vais apresentar em cada um deles.
Este esquema pode ir sofrendo alterações à medida que fores apresentando a tua pesquisa.
4. Leitura da bibliografia
Depois de fazeres uma pequena leitura da bibliografia, deves sublinhar as partes que considerares mais importantes para o teu trabalho e registá-las num resumo ou até num esquema.
5. Conselhos a seguir na redacção do texto
Por fim, podes começar a redigir o texto. Deves:
v evitar utilizar palavras ou frases sem as clarificares, isto é, sem compreenderes o que significam;
v construir frases curtas e claras;
v procurar que cada parágrafo corresponda apenas a uma ideia;
v tentar espaçar as linhas (sem exagero, é claro) para facilitar a leitura.
6. Partes em que se divide um trabalho escrito
De um modo geral, um trabalho de investigação deverá ter a seguinte estrutura:
Capa
Na capa deves colocar o nome da escola, a disciplina ou área curricular a que se destina, o título do trabalho, a identificação do(s) autor(es) (nome, ano, turma, número) e data em que o trabalho foi elaborado.
Índice
No índice deves apresentar o nome das partes que constituem o trabalho (capítulos, subcapítulos, …). A cada uma delas corresponderá uma numeração. Em frente de cada uma das divisões ou subdivisões devem constar as páginas onde as poderemos encontrar.
Introdução
A introdução deverá apresentar resumidamente o assunto abordado ao longo do trabalho e a forma como é abordado.
Desenvolvimento
É a parte mais extensa do trabalho, na qual se vai desenvolver o tema escolhido ou proposto, procurando que a sequência seja lógica. Os gráficos e as imagens devem ser utilizados de uma forma equilibrada e junto do texto com que estão relacionados. Toda a informação visual deve ser legendada. As citações que fizeres devem ser curtas.
Conclusão
É como que uma síntese global do trabalho, uma crítica ou pontos de vista.
Bibliografia
Existem normas que se devem seguir ao indicar a bibliografia, que deve ser organizada por ordem alfabética do apelido do autor.
Livros:
APELIDO DO AUTOR, Nome próprio, (data de publicação), Título do livro, N.º da edição, Editora, Local de Publicação.
Exemplo:
ARDLEY, Neil, (1994), Dicionário Escolar de Ciência, 1.ª Edição, Civilização Editores, Porto.
Jornais ou revistas:
NOME DO AUTOR, (ano de publicação), Título do artigo, Título do jornal ou revista, Volume, Número do jornal ou revista, Páginas que o artigo ocupa no jornal ou revista.
Exemplo:
SABADELL, M. A, (2006), Retrato da Máquina da Visão, Super Interessante, n.º 104, 32-34.
Internet:
URL (data de consulta)
Exemplo:
www.mocho.pt (consulta em 2007.02.14)
Anexos
Os anexos completam e fundamentam aquilo que referiste ao longo do trabalho. Podem ser inquéritos que tenhas feito, mapas, tabelas, etc.